TED ou DOC - Qual a Diferença?

Movimentações bancárias se tornaram algo bastante comum entre todos os brasileiros, afinal de contas mais de 70% dos brasileiros possui conta bancária e utilizam o sistema diariamente para fazer transferências e pagamentos de valores.

As transferências são as líderes no serviço bancário, sendo muito utilizada justamente por facilitar a vida dos clientes que em poucos segundos podem transferir grandes valores. No caso de transações entre bancos diferentes, a mesma pode ser dominada como DOC e TED, mas qual é diferença entre TED ou DOC?

O que é DOC? 

DOC - Documento de Crédito, sendo uma transferência bancária com valor limitado até R$ 4.999,99. Não são todas as instituições financeiras que fazem esse tipo de transferência, sendo feitas somente por instituições aprovadas pelo Banco Central.

O DOC é muito utilizada para transferência entre bancos diferentes, ou seja, o cliente do Banco do Brasil quer transferir para um cliente do Banco Bradesco, nesse caso é utilizado o DOC.

O que é TED? 

TED - Transferência Eletrônica Disponível é uma opção diferente do DOC pois o valor é transferido quase que de imediato para a conta do beneficiado.

No passado o TED poderia ser utilizado somente em valores acima do total aceito pelo DOC, ou seja, só poderia ser feito TED em valores acima de R$ 4.999,99, mas atualmente não existe esse limite.

Assim como acontece com o DOC, o TED também é utilizado para transferência entre bancos diferentes, porém o TED tem compensação mais rápida, demorando em média 30 minutos para estar disponível na conta do beneficiado.

TED ou DOC? 

A principal diferença entre TED ou DOC é o tempo para que o valor seja compensado na conta do beneficiado. Em quanto o DOC demora em média 1 dia útil para estar liberado na conta do beneficiado, o TED é liberado em poucos minutos.

As cobranças de taxas entre cada serviço possuem pouca diferença, por isso muitos clientes atualmente optam pelo TED.